Vamos à batalha!
Olá, pessoal!
Em Lorcana, você normalmente tem algumas escolhas diferentes sobre que ação fazer com cada personagem. Um ditado que ficou até famoso quando se ensina o jogo é: na dúvida, faça Quest! Afinal, obter pontos de Lore é o principal caminho para vencer, enquanto outras ações, ainda que benéficas, nem sempre avançam sua condição de vitória.
Com isso, muitas vezes os Challenges - ou Desafios, em tradução livre - entre personagens perdem seu valor, e algumas partidas acabam se tornando corridas de Lore.
Mas o deck que vamos apresentar hoje vai contra isso! A combinação Ruby-Steel possui diversos cards que avançam seu Lore quando ocorrem Desafios, e por isso vamos usar essas cores de tinta para mostrar um deck focado nos Challenges! Vamos lá!
Ruby-Steel Challenges
Nosso deck de hoje é focado em Challenges, e por meio disso vai controlar a mesa do adversário ao mesmo tempo que avança o próprio Lore - mitigando, assim, a desvantagem em tempo da estratégia de combater os personagens do oponente.
Ad
A lista é bastante agressiva, com quase metade do deck custando 1 ou 2 de tinta! A combinação Ruby-Steel tem muitas boas opções em quase todos os pontos da curva, então algumas escolhas vão depender das preferências de cada um.
O plano de jogo é relativamente simples - controle a mesa com seus personagens bons de briga desde os primeiros turnos, não deixando o adversário tomar iniciativa na mesa e não distanciando demais na corrida de Lore. Conforme você desenvolve alguns personagens de custo 4 ou 5, seus Challenges geram cada vez mais vantagem, e com isso você passa a ditar o ritmo do jogo - seu oponente não poderá fazer Quest sem ser punido por isso!
Vamos analisar com mais detalhes os cards dessa lista, e após falar de algumas possíveis variações.
1-Drops - Fraquinhos? Muito pelo contrário…

No custo 1, temos 3 personagens que vão desde o início preparar nossos combates!
Captain Hook é uma das maiores ameaças no primeiro turno, já que em atributos é praticamente um 3/2 quando ataca. É capaz de eliminar diversos custo-1 do jogo sem ser derrotado, e no decorrer dos turnos pode trocar positivamente com personagens até de custo 3 ou 4!
Mickey tem uma função similar, mas com atributos bem reduzidos. O que compensa é sua habilidade Resist, que faz com que seja bem difícil de eliminar, e isso abre potencial para muitas trocas positivas - quando seu personagem que custou pouca tinta eliminou um personagem que o oponente investiu bem mais tinta.
Ad
Mulan é ótima ofensivamente, embora provavelmente não vá sobreviver por mais de um combate. Em compensação, permite filtrar sua mão e trocar eventuais não-tintáveis por cards mais úteis.
2-Drops - A briga começa a ficar boa!

Nos 2-Drops, a ideia é seguir o desenvolvimento e aumentar as ameaças na mesa.
Calhoun é uma staple da cor Steel, já que combina excelentes atributos, Resist, e ainda por cima gera vantagem de Lore quando elimina personagens do oponente! Seu único senão é ser não-tintável, o que necessita um pouco de cuidado no número de cópias no deck.
Queen of Hearts é uma opção para fazer trocas de início e, graças ao seu bônus, eliminar um personagem maior com o decorrer do jogo. É também uma forma de fazer Shift com a Queen 5-Drop, que falaremos mais à frente.
Mickey Mouse é um excelente 2-Drop que quase sempre vai gerar uma troca positiva para você, deixando também um personagem 1/3 na mesa.
Doc é, tecnicamente, um 2-Drop, mas você quase nunca irá jogá-lo no segundo turno. Guarde-o para quando você tiver esvaziado sua mão, já que a habilidade manda você primeiro descartar, e depois comprar dois cards - portanto, se ele é o último card jogado da sua mão, você basicamente compra 2 cards.
Ad
3-Drops - Mais força!

Os 3-Drops começam a guiar o deck para uma combinação de vantagem nos Challenges e leve disrupção.
Lawrence é uma ótima combinação de atributos robustos - um 4/4 por 3 de tinta - e ainda gera 2 de Lore, mantendo pressão na mesa mesmo após ter recebido dano.
Pete, similar à Doc, não precisa ser pensado apenas como uma jogada de custo 3, já que sua função é paralisar o oponente por um turno - especialmente aqueles que utilizam Be Prepared ou similares.
Shere Khan é o primeiro personagem que efetivamente adquire vantagem por meio dos Challenges. 4 cópias no deck garantem que você pode utilizar uma primeira no turno 3 - caso seu oponente o elimine, você ainda terá tempo para achar outra cópia.
4-Drops - Que venham os heróis!

Ad
Os 4-Drops do deck consolidam as vantagens em torno dos Challenges, ainda que de formas um pouco diferentes.
Philoctetes faz com que seus personagens de tipo Heroi sejam mais fortes em Desafios, e também ganha 1 de Lore toda vez que você joga um Heroi - temos, no total, dezenove personagens para o Phil ajudar. Ele pode tanto ajudar a aumentar seu poder disponível para encontrar bons Challenges numa mesa, como também dar sequência a vários personagens Heroi de custo baixo, como Mulan ou Mickey. Ah, e ainda por cima, Phil faz Quest para 2 de Lore!
Já Super Goof - que também é Heroi, então já tem sinergia com Phil - pode desafiar no mesmo turno que é jogado, graças à habilidade Rush. E toda vez que fizer um Challenge com ele, independente do resultado, vai conceder 2 de Lore! É uma ótima forma de coibir o oponente de fazer jogadas agressivas de Quest, já que Super Goof ameaça superar a geração de Lore do adversário com facilidade.
5-Drops - Desonra para sua vaca!

Os 5-Drops trazem poderosos personagens, e idealmente o seu turno 5 terá sempre um deles na mesa para ter todo o domínio da partida.
Mushu replica o efeito da Calhoun para todos os seus personagens, fazendo com que sua Lore suba constantemente. E, graças à habilidade de conceder Resist, os seus personagens tendem a permanecer na mesa e seguir construindo sua vitória.
Queen of Hearts - agora de custo 5! - tem outra função: fazer você comprar cards toda vez que fizer um Challenge - inclusive, o da própria Queen! Idealmente, você quer jogá-la num turno em que vai fazer 2 ou mais Challenges, para já encher a mão. Não esqueça, também, que é possível jogá-la desde o turno 3 com Shift, e o melhor: se for jogada dessa forma, ela pode de imediato já fazer um Challenge e comprar um card!
Ad
Não esqueça também que esses efeitos se acumulam! Com mais cópias de Mushu na mesa, por exemplo, seus personagens ganham Resist +4 em Challenges e 4 de Lore quando derrubam um personagem adversário!
Ações de suporte

Ruby e Steel são tintas com poderosas ações de controle de mesa, mas boa parte dos personagens já cumpre essa função. Assim, as Ações selecionadas têm uma função mais de suporte, para ameaças específicas e difíceis de lidar.
Fire the Cannons! é ótima para lidar com pequenos personagens evasivos - a maior ameaça, claro, é Diablo - Devoted Herald. Também pode ser usada para ajudar a derrubar um personagem mais resistente do oponente, ou até mesmo para aumentar o poder da sua Queen of Hearts - Losing Her Temper!
Be King Undisputed é uma forma de aproveitar melhor quando a mesa do adversário está vazia, já que você conseguirá retirar qualquer personagem que venha a ser jogado. Em partidas com muitos personagens pequenos, você pode descartar tranquilamente para Mulan - Disguised Soldier. Não esqueça que é uma Canção - pode ser uma grande economia de tinta e um bom uso para um Super Goof que não tenha ninguém para dar Challenge!
Variações
Como mencionado no início do artigo, a lista apresentada foi uma das muitas formas de montar esse arquétipo. Conforme a preferência do jogador, é possível moldar a lista como desejado, então vamos apresentar algumas variações aqui.
Ad
Piratas

Na lista analisada, houve um foco no tipo Heroi, mas é perfeitamente possível focar no tipo Piratas também! A vantagem é abrir espaço para outras sinergias e personagens que têm mais geração de Lore - deixando o deck flexível, já que menos é dependente apenas dos Challenges para tirar vantagem.
Locations

Usando algumas Locations de alta defesa e custo baixo, como Nottingham - Prince John’s Castle ou Thebes - The Big Olive, entre outras, o seu oponente acaba sendo forçado a usar personagens mais ofensivamente, e isso abre espaço para você usar suas sinergias com Challenges. Essa variante consegue fazer esse jogo duplo, mas sofre um pouco na consistência, já que pode precisar de muitas peças em conjunto para funcionar.
Por outro lado, vencer subitamente usando a habilidade Moana - Kakamora Leader é extremamente satisfatório!!
Conclusão
Ad
A combinação Ruby Steel tem muito potencial a ser explorado, e é difícil apontar qual a mais eficiente ou melhor entre as opções possíveis. No fim, a melhor parte é que cada um consegue guiar o baralho da maneira que gosta mais - e isso, num jogo, é o que mais proporciona diversão!
O que você achou da nossa lista de hoje? Como você montaria sua versão? Compartilhe com a gente!
Abraços e até a próxima!
— Kommentare
0Be the first to comment