Depois de 11 anos, o fenômeno Diablo III recebeu sua continuação. Não era uma tarefa fácil para a Blizzard, os fãs sempre colocam muita expectativa quando se trata de uma franquia tão grande como esta.
O lançamento criticado de Diablo Immortal aumentou ainda mais a pressão em cima da desenvolvedora, que não poderia cometer outro “vacilo” com a comunidade.
Mas a empresa entendeu a importância desse novo título e fez um ótimo trabalho. Nós da Cards Realm tivemos um acesso antecipado para testar o game, confira a nossa review completa sobre Diablo 4!
Ad
Visão Geral de Diablo IV
De maneira geral, o título representa bem o gênero RPG de ação, nos encontramos em um mapa imenso, cheio de inimigos e com uma gameplay dinâmica.
Mundo aberto
Diablo 4 estimula muito a exploração, seu mundo aberto oferece inúmeros eventos aleatórios que concedem XP e Itens para seus personagens, sem contar as dungeons e missões secundárias. Você nunca ficará entediado ou sem ter o que fazer no jogo, é bem divertido.
Também temos os Altares da Lilith, que desbloqueiam alguns bônus para o seu herói. Existem muitos (muitos mesmo) pelo mundo, com certeza será necessário explorar bem para conseguir encontrar todos.
É claro que o jogo deve conter um grande mapa para incentivar essa exploração, e a Blizzard acertou nisso - Santuário é gigante! Confira essa imagem para ter noção do que foi liberado no beta, e quanto irá aumentar para o jogo completo.
Ainda é um game focado em sua Campanha e End Game (falaremos sobre isso mais tarde), mas que também abriu margem para jogadores mais casuais, que querem explorar um mundo aberto sem muitas preocupações.
Classes
Como mencionado anteriormente, a gameplay de Diablo 4 é bem dinâmica, cada classe é única e oferece uma jogabilidade muito diferente.
Temos 5 classes jogáveis em Diablo IV:
Bárbaro
Excelente escolha para aqueles que gostam de combate corpo-a-corpo, Bárbaros são como os Guerreiros, adoram uma briga e usam sua força bruta e resistência para vencê-la!
Necromante
As estratégias de um Necromante normalmente é evocar um exército de mortos-vivos para as lutas. Existem 3 pilares para seus poderes: Osso, Sombra e Sangue.
Mago
Um típico mago de RPG, com o poder de controlar os elementos. Agrada aqueles que gostam de ficar à longa distância, causando dano com feitiços, sejam eles de Fogo, Gelo ou Relâmpago.
Renegado
Um Renegado é ágil e flexível, podendo ser um lutador de corpo-a-corpo ou à distância. Os combos são ferramentas fundamentais da classe.
Druida
Druida é único e versátil, sua mecânica de se transformar em animais é bem divertida. A forma de Lobisomem oferece uma build com bastante dano, mas também é possível ser mais resistente e utilizar vários golpes brutais ao se tornar um Urso.
Ambientação Sombria e Violenta
De volta às origens
Como já mencionei nas minhas Primeiras Impressões de Diablo IV, o jogo oferece uma ambientação mais dark, relembrando os clássicos que os players mais velhos tanto pediam.
Ad
Estamos em um mundo decadente e melancólico, cheio de perigos como bandidos, demônios e outras criaturas monstruosas. Os próprios NPCs demonstram um tom depressivo nos diálogos.
Também nos deparamos com cutscenes mais violentas, sangue e órgãos expostos pelos cenários.
Gráficos e Efeitos sonoros
Eu me sinto dentro de um filme durante essas cutscenes, os sons e os gráficos aumentam a nossa imersão dentro da história.
Durante algumas cinemáticas, ouvimos sons de galhos, carruagens, e eu me senti literalmente dentro do ambiente de Diablo 4.
Campanha
A história de Diablo 4 é espetacular. Te prende a todo instante, além de contar com várias reviravoltas (o que já é comum na franquia). Todos os personagens são carismáticos e possuem forte personalidade.
A campanha é repleta de personagens e com cinemáticas perfeitas, como já mencionado acima, e os ótimos gráficos e efeitos sonoros nos fazem se sentir dentro do próprio ambiente. Baseada em 6 atos e um epílogo, a história deixa em aberto muitas questões no futuro, abrindo margem para alguma expansão ou DLC.
Logo na primeira cena, vemos Elias invocar Lilith, que retorna a Santuário e ludibria vários humanos, alguns inclusive fazem rituais e cultos para ela.
A Filha do Ódio espera destruir a região, seu dever será combatê-la.
Progressão
A progressão não contém segredos no começo, seu personagem libera Pontos de Habilidade ao subir de nível, que serve (como o próprio nome já diz) para desbloquear ou aprimorar suas skills.
Cada classe possui uma árvore de habilidades gigantesca para o jogador gastar livremente os seus pontos, possibilitando a criação de inúmeras builds.
É possível realocar seus pontos de habilidade por uma quantia de ouro, caso você tenha gasto seus pontos de maneira errada, ou apenas queira trocar de build.
Também será necessário ficar atento aos itens, não durante o início de sua jornada, mas depois de uma certa evolução, iremos encontrar itens com poderosos efeitos e que grande parte das vezes vão encaixar perfeitamente em uma build específica.
Portanto, é fundamental verificar quais itens fundamentais para sua árvore de habilidades, e buscar por eles.
Quando joguei de Druida, fiz uma build de Urso Terra, e busquei pelos itens Fúria Insaciável e Máscara de Vasily, eles eram essenciais por conta de seus efeitos. Perceba que os itens interagem muito bem entre eles e com suas habilidades.
Ad
Contudo, temos uma progressão simples e objetiva (inicialmente), que passa a se complicar no futuro, por conta das especificidades e avanços de uma build, já que cada jogador irá optar por se especializar de maneira única.
Diablo IV se aproxima de um MMORPG
Alguns elementos de MMO foram introduzidos no novo título da franquia, como World Bosses.
Além de sistemas de Temporadas, Guildas e PvP. Também será possível encontrar outros jogadores vagando pelo mapa.
Vale mencionar que não tivemos uma boa oportunidade de utilizar estes recursos multiplayers, já que testamos apenas uma versão antecipada do game (com pouquíssimos jogadores).
Mesmo com estas novidades, a desenvolvedora já afirmou que Diablo 4 ainda se trata de um RPG de ação, e sentimos isso ao jogar, ainda é possível se divertir tranquilamente sozinho se você preferir.
End Game
O Pós-Campanha de Diablo 4 é bem divertido. Como já mencionado anteriormente, o mundo aberto é enorme e com várias possibilidades para exploração após completar a história, tanto para jogadores casuais quanto para os mais hardcores.
Árvores do Lamento
Diablo 4 oferece algumas missões no End Game, que concedem pontos, ao juntar 10 pontos é possível trocá-los por um conjunto de equipamentos, com uma alta chance de conter um item lendário!
Porém, muitas missões são genéricas, a maioria consiste em apenas ir numa área X, e matar uma certa quantidade de inimigos, ou apenas realizar uma dungeon.
Algumas dessas tarefas ocorrem em Zonas PvP, sendo muito interessante, elas concedem mais pontos. Portanto, os inimigos são mais difíceis, e ainda contamos com o perigo de sermos eliminados por algum outro player!
Masmorras do Pesadelo
Essas masmorras servem para upar os Glifos, uma mecânica de End Game (já que apenas será desbloqueada no nível 50) para incrementar a sua build!
Masmorras Supremas
Inicialmente existem apenas duas dificuldades em Diablo, a I e a II. Mas é para isso que temos as Masmorras Supremas, precisamos realizá-las para liberar as dificuldades III e IV.
Sempre que deixarmos o jogo mais difícil, os inimigos concederão mais ouro e XP!
Marés Infernais
Às vezes, Santuário será tomado pelo inferno, gerando vários demônios pela região. É uma oportunidade perfeita para farmar experiência e itens, já que estes demônios aparecem contendo nível maior que o seu personagem.
Vale destacar os itens únicos, que concedem poderosos efeitos, aparecem frequentemente nas Marés Infernais, ir lá será um desafio, mas com certeza é uma boa escolha para farmar equipamentos!
Temporadas
A Blizzard anunciou em um Dev Talk que haverão passes de batalha em Diablo 4, mas a primeira temporada não virá junto do lançamento, a desenvolvedora irá aguardar um tempo (indeterminado) até lançar este recurso.
Ad
O passe contém 90 itens para os que adquirirem o Premium, mas ainda, sim, temos 27 gratuitos.
Todas as seasons serão temáticas, com missões e novas mecânicas de gameplay. Ainda não temos muito conhecimento sobre, mas caso a Blizzard “acerte a mão” nas temporadas, assim como está acertando em outros aspectos do jogo, Diablo 4 tem tudo para gerar décadas de conteúdo aos fãs.
Vale a pena jogar Diablo IV?
Veremos aqui os pontos positivos e negativos, acompanhados pela conclusão e nota!
Pontos Positivos:
- Sistema de build;
- Exploração de mapa;
- Fator recompensa;
- Campanha;
- Gráficos e efeitos sonoros.
Pontos Negativos:
- Muitas Dungeons idênticas;
- Jogo relativamente fácil (esperava ficar mais desafiador na dificuldade 3 e/ou masmorra pesadelo).
Conclusão e Nota
Diablo IV é a chance perfeita da Blizzard se redimir com seu público, entrega tudo o que promete e sendo muito bem cuidado.
Mas nem tudo são flores, como vimos acima, também temos alguns pontos negativos. Para nós, Diablo IV leva uma nota 9.2, é um jogo encantador.
Como a imprensa reagiu
O Metacritic sempre foi uma referência quando se trata de notas e críticas de jogos, e hoje Diablo 4 se encontra com uma nota média de 88 (0 a 100).
De 44 avaliações da imprensa, 41 foram positivas e tivemos 3 mistas, ou seja, o título não recebeu nenhuma crítica negativa.
Jogue Diablo IV hoje!
O game chegou no dia 6 de Junho de 2023, e você pode adquirir acessando este link. Diablo 4 está disponível para as seguintes plataformas: Windows, Xbox One, Xbox Series S/X, PlayStation 4 e PlayStation 5.
Nos vemos em Santuário!
— 코멘트0
첫 댓글을 남겨보세요