Muitas pessoas não pensam na possibilidade do Brasil se tornar uma referência no mercado de games, produzindo inúmeros títulos que podem atingir o cenário internacional.
Até alguns meses atrás, eu também era uma delas, mas hoje acredito que a nossa indústria merece atenção e investimento para se destacar na área de games!
O Tamanho da Indústria Brasileira
Entre os dias 28 de Junho e 02 de Julho, ocorreu o BIG Festival 2023, e lá tivemos a oportunidade de conhecer melhor as produções nacionais. O maior festival de games da América Latina recebeu 321 inscrições de jogos brasileiros, onde 26 deles foram finalistas e participaram do BIG Awards, e mais 40 foram selecionados para representar o país no Panorama Brasil, um espaço para testar os títulos e bater um papo com seus desenvolvedores!
Ad
Segundo a pesquisa da Abra Games, em 2022 foram registradas mais de mil estúdios no país, além de mais da metade já possuir renda internacional, ou seja, o sonho de atingirmos o mercado de fora do país já é realidade.
Economia
A indústria também é muito importante quando se trata de economia. É fundamental que as empresas entendam a realidade do Brasil e da nossa moeda (Real), que é bem desvalorizada perto do dólar. E quem melhor para entender a nossa situação do que os próprios brasileiros?
Uma das grandes reclamações dos gamers no Brasil é o alto preço de jogos lançados recentemente (entre 250 e 350 reais), principalmente aqueles que estão atrelados ao dólar e fazem uma conversão direta para o nosso país.
Já as empresas nacionais usam a nossa própria moeda como base, e provavelmente os lançamentos brasileiros não passarão de 70 ou 100 reais.
O Brasil Movimenta Bilhões de Dólares
Ainda tratando de economia, o crescimento dos nossos estúdios pode servir como concorrência para grandes empresas norte-americanas e europeias que vendem jogos aqui.
Muitas vezes, o consumidor se força a pagar 200 reais ou mais em um título do seu gênero favorito por não encontrar boas opções mais baratas. Mas, futuramente, poderemos encontrar excelentes jogos brasileiros por menos de 100 reais, praticamente obrigando os títulos triple A a diminuírem seus preços (pelo menos um pouco).
Seguindo o estudo já citado, o Brasil se encontra no top 10 mercados de games, ultrapassando US$2,3 Bilhões em 2021. Com certeza é um mercado muito significativo, e os estrangeiros não querem perder seu espaço aqui.
Estamos falando de uma das maiores populações do mundo, sendo que 74,5% dos brasileiros jogam com frequência.
Qualidade e Multiculturalidade Brasileira
Para muitos, ainda há aquele preconceito de que os games brasileiros são de baixa qualidade e não chamam a atenção. Mas este tópico serve para provar o contrário.
Parte da indústria nacional utiliza pontos geográficos, históricos e culturais do nosso país para o desenvolvimento de um jogo, o que é incrível!
Como um bom admirador do nosso país, fui ao BIG Festival e procurei por jogos com essa proposta lá no Panorama Brasil. Encontrei 3 títulos que abordam essa questão! Isso prova o ponto citado acima: os costumes brasileiros tendem a se expandirem junto com a indústria.
Eu tive o privilégio de entrevistar as equipes responsáveis por esses games, e tenho certeza que estes títulos irão te surpreender em relação à qualidade, sem contar em relação à representatividade brasileira.
Turi - Kaapora
Um dos tópicos mais importantes quando falamos de Brasil é a preservação dos costumes indígenas, e Turi - Kaapora, um game do gênero hack ‘n’ slash isométrico, representa o combate contra a apropriação cultural deste povo no país.
Ad
O mais legal é que o título foi desenvolvido por estudantes. A Vortex Indie Games é formada por universitários de Design de Games na Anhembi Morumbi, que usaram Turi - Kaapora como um projeto de TCC sobre representação indígena nas mídias jogáveis.
O game é bem movimentado, recheado de batalhas e algumas habilidades para dar ainda mais dinâmica.
No jogo, controlamos a Caipora, uma entidade dos Tupis. Seu objetivo é eliminar inimigos que tentam tomar a Mata Atlântica (lar originário dos Tupis), enquanto exploramos os segredos e peculiaridades dessa floresta.
Iremos nos deparar com a morte de Boitatá pelos invasores, e ele se tornará seu guia espiritual durante a jornada. No final, vamos buscar seu Turi (suas chamas) para revivê-lo. Falando nisso, a Caipora é conhecida por ressuscitar animais que foram caçados indevidamente, e durante o jogo vários animais serão corrompidos pelos inimigos.
Salve eles da corrupção para adquirir algumas Posturas de Animais, que irão lhe conceder novas mecânicas de combate, sem contar alguns buffs e efeitos elementais. No lançamento do jogo, teremos o Jacaré, Arará e Jaguara!
O título possui um sistema de combos modulares, onde podemos utilizar uma sequência de comandos para efetuar diferentes golpes, o que é muito utilizado em jogos de ação e luta.
Basicamente, é um game de ação e história, onde vamos seguir uma linha narrativa com início, meio e fim. A desenvolvedora pensa em adicionar itens e equipamentos secretos durante as fases para estimular a exploração do cenário.
Turi - Kaapora será lançado para Steam e itch.io. Indico este jogo para os amantes de jogos de ação, com muito combate! E também para aqueles que procuram mais conhecimento sobre a cultura indígena, em específico do povo Tupi.
O Seresteiro
Quando falamos de música brasileira, com certeza o samba é o mais marcante, ou estou errado? Este típico gênero nacional alegra muitos brasileiros no Carnaval. Em O Seresteiro não é diferente.
No jogo, iremos controlar um sambista que se encontra em um duelo de Serenatas. Porém, seu rival contém uma banda enquanto você estará sozinho.
Seu objetivo é viajar pelo Brasil para procurar membros e formar a sua banda, mas lógico, sempre espalhando a alegria do samba por onde passar!
Para dar uma dinâmica, você irá se deparar com alguns parceiros do seu rival durante as fases, que vão te atrapalhar enquanto você tenta conquistar seu objetivo. Mas temos como causar dano neles com chutes e pulos, e seguir distribuindo felicidade por meio da sua canção!
Me lembrei muito de Super Mario Bros enquanto jogava, por ser um game de plataforma. Também podermos coletar algumas moedas durante as fases para comprar alguns contos sobre as personagens na loja!
Ad
Ao final de cada cenário, iremos para um duelo de serenata com os sambistas que temos interesse em contratar. Ao vencê-los, eles aceitam ir entrar para o nosso grupo!
Além disso, o título também explora pontos geográficos: o mapa do game é literalmente o nosso país.
O Seresteiro é dividido em várias partes, onde cada etapa ocorre em uma região do Brasil, sempre trazendo as peculiaridades e características do local no cenário do jogo.
O título está disponível para Android e iOS. Eu adorei jogar. O Seresteiro é bonito e muito bem feito, então recomendo bastante para os que buscam por games rápidos, para passar o tempo no celular.
Gaúcho and the Grassland
Geralmente, é bem fácil enxergar as diferenças culturais entre as regiões do Brasil, pois nossa cultura é tão rica e vasta que cada cantinho do nosso país tem o seu charme. Pensando nisso, é bem difícil abraçar toda a cultura nacional em uma só pesquisa, quem dirá em um videogame.
Então, é normal encontrar jogos e outros tipos de arte que destaquem uma só cultura do país, por enquanto. Vamos viajar um pouco para o Rio Grande do Sul, o lar do Gaúcho. Ele é o protagonista de Gaúcho and the Grassland, um game de mundo aberto que se baseia inteiramente em retratar essa cultura!
Aqui, iremos ver sobre os costumes e dialetos dos gaúchos, sem contar um lado mais místico e fantástico do Rio Grande do Sul! O jogo inteiro se baseia em cenários do estado e isso já fica claro no próprio nome do game: “Grassland” significa Pampa (Pradaria), bioma típico da região!
Você pode explorar o jogo da maneira que preferir, priorizando as missões da narrativa principal, ou criando sua fazenda e coletando itens tranquilamente enquanto anda pela paisagem.
Além disso, o jogo oferece algumas missões especiais que te concedem itens incríveis. Inclusive, uma dessas tarefas te oferece um Chimarrão como recompensa, o que é sensacional!
Vale mencionar que o jogo não tem fim, não se limitando à história.
O título estará disponível futuramente para Steam, PlayStation 4 e 5, Xbox S/X, Xbox One e Nintendo Switch. Se você gosta de jogos como Animal Crossing ou Minecraft, acredito que irá curtir o Gaúcho. Também indico este jogo para os que têm interesse na cultura do Rio Grande do Sul (obviamente).
Conclusão
Espero que este artigo tenha te mostrado a importância econômica e cultural da nossa indústria. Comenta aqui embaixo quais dos títulos você gostou de conhecer.
Forte abraço e até mais!
— Comentarios0
Se el primero en comentar