A Maré Alta Chega ao Pauper
High Tide é válida no formato Pauper pela primeira vez. Com os banimentos de Deadly Dispute, Kuldotha Rebirth e Basking Broodscale o formato recebe High Tide, uma carta que tem a capacidade de mudar completamente o formato e os decks baseados na cor azul.

Já se passaram alguns dias desde que a carta foi desbanida e algumas versões de decks utilizando essa nova adição já garantiram bons resultados, mas nada fora de controle (ainda). Mono Blue Tide é a principal versão, sendo mais concentrada na aceleração de mana que a carta proporciona para vencer utilizando Stream of Thought, em uma build focada no combo com Psychic Puppetry e outras cantrips que abusam da mecânica Splice onto Arcane.
Outras versões fazem uso dessa carta para fortalecer um plano de jogo mais conhecido, com Tolarian Terror e Murmuring Mystic. Porém, neste artigo, irei tratar de um arquétipo que deve aparecer mais no futuro e que pode ser uma excelente opção para testar a nova carta: o Familiars.
Sobre o High Tide Fams
Diferente do Azorius Familiars, a versão mais tradicional, que também pode se beneficiar bastante da nova carta, o Grixis Familiars possui algumas interações que podem torná-lo uma opção mais viável para o combo. Nightscape Familiar é um drop 2 assim como Sunscape Familiar, porém reduz o custo de mágicas vermelhas e azuis e possui uma outra habilidade que permite que ele seja regenerado, além de ser uma criatura capaz de atacar.
Ad

O deck conta com boa parte da base presente na versão UW. Cantrips como Preordain e criaturas como Mulldrifter estão presentes cumprindo o mesmo papel de sempre.
O plano de jogo principal é abusar da mana gerada por High Tide para finalizar o oponente com Stream of Thought, mas o deck também possui Murmuring Mystic como win condition alternativa, servindo como motor para gerar fichas infinitas de pássaro 1/1.
Por que Jogar com o Familiars no Pauper?

Ardent Elementalist proporciona um mini-combo dentro desse deck com Snap, o que não é tão fácil de se fazer com Archaeomancer - já que a Elementalist terá seu custo de mana reduzido a com a habilidade do Nightscape Familiar, tudo que você precisa é ter 3 Nightscapes em jogo. Ainda que você tenha menos do que três Familiars, o custo de mana da Elementalist é mais flexível do que o de Archaeomancer, que exigirá sempre duas manas azuis.
Outra vantagem dessa versão é a parte preta do deck, que por exigir uma base de mana com pântanos, abre espaço para o uso de Snuff Out, que é uma das melhores remoções do formato.
Mulligan
Ad
Decks azuis costumam se recuperar bem de mulligans, por conta das cantrips que possibilitam um excelente card advantage.

A mão acima oferece bons land drops e uma manipulação de topo do grimório com card advantage que permite que o plano de jogo seja desenvolvido. Considerando que atualmente os aggros do formato não são mais tão agressivos como o extinto Kuldotha Red, essa parece ser uma boa mão.

Essa mão é um pouco mais gananciosa, trazendo já a possibilidade de abusar de High Tide nos primeiros turnos com Mulldrifter e Nightscape. Pode ser arriscado em algumas match ups, mas muito recompensador em outras. Encontrar um Snap no topo com Mulldrifter conjurado por Evoke pode ser bem forte.

Essa é de longe a pior mão, sendo impossível fazer qualquer coisa até que encontre os land drops. Nenhuma cantrip ou manipulação de topo. Mulligan.
Guia de Sideboard
Ad

O sideboard do deck consegue compensar bem qualquer match up, podendo lidar com várias criaturas, decks com muitas anulações e trabalhar outros oponentes que podem ser complicados para o Familiars.
Vs. Mono Blue Tide
A nova build de Mono U Terror mistura o poderio de High Tide com cantrips azuis pesadas como Rush of Knowledge e Lórien Revealed e uma nova abordagem do deck. Ainda assim, esse é o clássico deck tempo com boas anulações e um plano de jogo sólido com as serpentes 5/5.
Snuff Out é uma peça excelente para segurar a board e Negate se prova como uma anulação poderosa, principalmente com a redução de custo de Nightscape. Jogue de forma inteligente e busque um espaço na estratégia do oponente para encaixar o combo. Nightscape Familiar é um ótimo blocker, já que pode ser regenerado com sua habilidade.
Side In

Side Out
Ad

Vs. Jund Wildfire
Jung é um dos arquétipos mais bem posicionados no metagame pós-banimentos, mesmo tendo perdido Deadly Dispute e a possibilidade de conjurar Writhing Chrysalis no turno 3, uma das jogadas mais fortes do formato, o deck continua firme e forte com seu poderoso plano midrange.
Nessa match up, o sideboard será mais uma vez de extrema importância com Cast into the Fire permitindo atrasar o plano do oponente ao exilar as lands indestrutíveis ao mesmo tempo em que pode lidar com Nihil Spellbomb e Blood Fountain, que são cartas bem problemáticas.
Side In

Side Out

Ad
Vs. Madness Burn
Rakdos Burn é a versão principal de Aggro baseado na cor vermelha atualmente, com um plano de jogo bem sólido e bem equipado para lidar com decks azuis. Sem o ganho de vida oferecido por God-Pharaoh’s Faithful, o Grixis Familiars pode acabar ficando vulnerável contra a agressividade dos Burn Decks. Porém, o deck ainda possui suas maneiras de lidar com esses oponentes.
Side In

Side Out

Vs. Mono-White Aggro
Mono-White é outro aggro que está em alta no momento, possuindo um sólido plano de jogo e maneiras de impor pressão enquanto interage bem com o oponente. Thraben Charm é uma carta um pouco problemática e o oponente tentará impor o máximo de pressão possível, mas não possui maneiras efetivas de proteger suas criaturas contra as remoções do Familiars, o que pode abrir o espaço para desenvolver o plano de jogo do Grixis.
Ad
Side In

Side Out

Vs. Bogles
Sempre que o formato sofre mudanças, o Bogles cresce em popularidade. Essa match up será uma corrida para ver quem executa seu plano primeiro. Talvez seja uma match up ruim, pois o Familiars não possui nenhuma forma de interagir bem com o Bogles nessa versão Grixis, mas, ao mesmo tempo, o Bogles também não possui ferramentas para parar o Familiars.
Pyroblast pode parecer uma escolha estranha de side, mas é uma das poucas maneiras de impedir o Slippery Bogle, pois você pode anular a mágica de criatura ainda na pilha.
Side In
Ad

Side Out

Considerações Finais
Esse é um deck extremamente divertido e que possui um grande potencial. Ainda há muito o que se descobrir sobre High Tide, mas sem dúvidas o Grixis Familiars é um excelente ponto de partida.
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar